Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Em mensagem, Diáconos recordam seu Padroeiro


10 de agosto, Festa litúrgica de São Lourenço,
Padroeiro dos Diáconos

“Os diáconos, apóstolos das novas fronteiras da missão” (cf. DAp 208)

Caríssimos irmãos, a Comissão Regional dos Diáconos – CRD Sul 1 parabeniza os diáconos nesta data tão importante, 10 de agosto, Festa de São Lourenço, Diácono e mártir. Momento de fraternal comunhão, de encontros e reencontros, de celebrar juntos e testemunhar a importante vocação e o importante ministério diaconal na Igreja.

O crescimento do diaconado no Estado de São Paulo e no país mostra a importância do mesmo para a Igreja e o crescente reconhecimento de bispos, presbíteros, religiosos e leigos. Mas, muito mais que o crescimento em quantidade, é digno de louvor o crescimento qualitativo, seja na formação através das Escolas Diaconais, seja na ação, nas comunidades e paróquias, serviços e organismos.

A CRD Sul 1 tem como meta a plena comunhão clerical, para que o desempenho do diácono permanente, em especial junto aos pobres e excluídos aconteça sem criar prioridades apenas litúrgicas ou sacramentais, mas conforme as necessidades do povo de Deus. “A V Conferência espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão” (DAp 208).

Desejamos que o diácono permanente tenha sempre como meta que “dentro da realidade eclesial e social em que vivemos, situa-se o ministério do diácono em três âmbitos bem definidos: o serviço da caridade, a evangelização; a ação litúrgica”. (Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil, Doc. 96 da CNBB, nº 54).

Parabenizamos também as esposas, filhos e comunidades, pelo apoio ao ministério do Diácono Permanente, apóstolo das novas fronteiras da missão.

Diácono José Carlos Pascoal
Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário