Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

CNBB emite Nota de pesar pela morte de dom Eduardo Koaik

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba (SP), ocorrida na manhã deste sábado, 25 de agosto. Neste momento, chega forte ao coração de todos nós a palavra de Cristo que dom Eduardo anunciou com vigor: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 14,25).

Contemplamos a vida de um homem que dedicou a sua vida ao serviço do Reino de Deus. Nascido em Manaus (AM), realizou seus estudos no Seminário da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Sua atuação na Arquidiocese do Rio foi bastante profícua, na formação do clero, nos movimentos de juventude e como vigário geral. Em 1974, foi nomeado bispo-auxiliar desta Igreja Particular, função que exerceu por cinco anos. Neste período, presidiu o regional Leste 1 da CNBB.

“Construir na Caridade” foi o seu lema episcopal. E os frutos deste intento podem ser contemplados, em parte, na extensa lista de serviços prestados à Igreja no Brasil. Em 1979, foi nomeado bispo coadjutor (com direito à sucessão) em Piracicaba (SP). Foi o titular desta diocese de 1984 a 2002. Neste mesmo período, acumulou este serviço com outras importantes funções: assumiu a presidência da Cáritas Brasileira (1979-1983); foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral de nossa Conferência, enquanto acompanhou os setores de comunicação social e do laicato; presidiu ainda o Regional Sul 1. Integrou também a Comissão de Comunicação da Conferência do Episcopado Latino-Americano (CELAM).

Confiamos ao Pai do Céu este nosso irmão, que agora participa de sua glória como prêmio por todo bem que realizou no exercício fiel de sua vocação.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário