Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Diocese de Limeira lança Subsídio "Catequese e Família"


A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Limeira preparou, para este ano de 2012, mais um subsídio destinado à formação dos catequistas. Com o tema “Catequese e família”, o material propõe uma reflexão sobre a realidade das famílias nos dias atuais e os desafios da evangelização.
Os temas e as reflexões deste novo subsídio nasceram de solicitações de diversos grupos de catequese da diocese de Limeira e coincide com o desejo e o esforço atual da Igreja de cuidar, defender a vida como um todo e promover as famílias.

“Vivemos num tempo de grandes mudanças, quer no campo social e econômico, quer no cultural e religioso”, afirma Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, na apresentação do livreto. Dom Vilson, que também é o bispo referencial da catequese no Estado de São Paulo, conclui: “Precisamos, com novo vigor e coragem, evangelizar as famílias, anunciar-lhes a novidade e a alegria da salvação dada por Jesus Cristo. Ele que nasceu, criou-se, cresceu, viveu e experimentou a vida familiar nos servirá de motivador e modelo para vivermos o amor na nossa família, quer a nossa de sangue, quer a Igreja, família de Deus”.

O subsídio
O novo subsídio é destinado à formação dos catequistas de diversas pastorais (Iniciação Cristã, Perseverança, Batismo, Noivos, Matrimônio). diocese de Limeira, as comunidades receberão seus exemplares durante as próximas semanas e os catequistas, com a ajuda dos coordenadores paroquiais, deverão organizar-se para o estudo do material.
O subsídio é constituído de seis encontros: A família, como vai? – Relativismo e a busca da felicidade; Novas formas de ser família; Jesus e as famílias de seu tempo; O sofrimento na dinâmica familiar; Os valores da família e A família educa para a vida.

Para cada encontro existem sugestões de orações, dinâmicas, músicas e outras atividades. Por hora, somente alguns materiais ficarão disponíveis para download no site da diocese, facilitando o trabalho dos catequistas na preparação dos encontros. Futuramente, o subsídio todo estará disponível para download.
Mais informações podem ser obtidas acessando o site www.diocesedelimeira.org.br, ou também pelo e-mail paulocesarvitorino@hotmail.com, com Paulo - coordenador da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética.

Catequista Mistagogo
Também está disponível no site, para download (veja link “Especial Catequese”), o subsídio “Catequista Mistagogo”, edição do coordenador, produzido pela comissão diocesana de catequese em 2011. Este subsídio, que teve excelente repercussão em muitas dioceses do Brasil, inclui relatos de experiências pastorais na diocese de Limeira, bem como destaca catequistas ou grupo de catequistas que não medem esforços para anunciarem Jesus Cristo e o projeto do Reino de Deus.

De Limeira, Marco Antonio Erbeta - Mtb: 29.470, Assessor de Imprensa Diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário