Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Secretário Geral da CNBB ministra aula inaugural em curso de teologia para leigos da diocese de Limeira





O Centro Diocesano de Formação Teológica (CDFT), da Diocese de Limeira (SP), realizou, no dia 2 de fevereiro, na Faculdade Anhanguera, em Limeira, aula inaugural do primeiro semestre de 2013,  com o tema “A ‘Nova Evangelização’, à luz do Ano da Fé”, ministrada por Dom Leonardo Ulrich Steiner (foto), Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Leonardo,  apresentou teológica e pastoralmente a expressão “Nova Evangelização” e destacou trechos da Carta Apostólica PORTA FIDEI, do Sumo Pontífice Bento XVI, com a qual se proclamou o Ano da Fé, reflexões efetivadas na XIII Assembléia do Sínodo dos Bispos, que ocorreu em outubro de 2012.

Segundo Dom Leonardo, ao vivenciarmos o Ano da Fé, devemos refletir e redescobrir o caminho da fé, que nos conduz e nos leva ao encontro com Cristo. Um período onde percebemos que Deus nos revela o seu infinito Amor, ao renovarmos nossa conversão ao Senhor. Com nossos corações cheios do amor de Cristo, estamos motivados a evangelização. Além disso, apontou ainda o conteúdo da fé, revelado em Cristo, cuja incidência encontra-se na caridade, compreendida com amor em movimento, na efetividade da relação com as pessoas.

Cerca de 200 pessoas participaram da aula inaugural entre alunos, ex-alunos, autoridades civis e religiosas. O prefeito de Limeira, Paulo Hadich, também esteve presente. Ao final do encontro, padre Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (Coordenador Geral do CDFT), padre Éder Justo (Coordenador Diocesano de Pastoral) e padre José Valter Rossini (vigário episcopal) proferiram palavras de agradecimentos à Dom Leonardo, finalizando assim as atividades do dia.

O curso de teologia para leigos tem como objetivo oferecer aos participantes uma formação teológica básica para aprofundamento da própria fé; qualificar agentes para os vários serviços nas comunidades de fé e proporcionar  aos participantes maior articulação entre a fé e compromisso social.

Fonte/Fotos: De Limeira, Marco Antonio Erbeta da Assessoria Diocesana de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário