Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Conser Sul 1 partilha temas para a próxima Assembleia dos Bispos


O Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB realizou reunião da Comissão Episcopal Representativa nesta quinta-feira, 14 de fevereiro com extensa pauta de trabalho, destacando-se a partilha de temas para a 76ª Assembleia Regional dos Bispos, que será realizada em Aparecida, SP, nos dias 10 a 12 de junho de 2013.

Na abertura, o presidente do CONSER Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo refletiu o texto de Is 55, 6-7, da Oração das Nove: “Com este texto a Igreja repete o apelo da Liturgia da Quarta-feira de Cinzas: voltai ao vosso Deus e Senhor, arrependendo-se dos vossos pecados”. Sobre a Campanha da Fraternidade de 2013, com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), refletiu o arcebispo: Esperamos que esta Campanha da Fraternidade consiga envolver a sociedade como um todo na questão do jovem. Não é uma Campanha dos jovens, mas momento propício para o envolvimento da sociedade para refletir o momento da juventude no Brasil, ouvindo os jovens. Uma questão para refletirmos seriamente: que mundo estaremos entregando às gerações futuras? Há hoje um desmanche de valores. Precisamos lutar contra isso. A inclusão e a participação dos jovens na vida da Igreja é sumamente importante, mas para isso precisamos resgatar valores religiosos que a sociedade vem perdendo”, completou.

O presidente também exortou para a preparação do que chamou de “grande momento do Regional neste semestre: a Assembleia Regional dos Bispos”. Também comentou a renúncia do papa Bento XVI: “A decisão do papa foi livre, coerente e pública. Foi um ato que surpreendeu a todos, mas que demonstra humildade, desapego ao poder e sabedoria”.

O secretário-geral Dom Tarciso Scaramussa, Bispo Auxiliar de São Paulo conduziu os trabalhos. Divididos em grupos, os participantes apresentaram várias sugestões de temas para a Assembleia dos Bispos, destacando-se: “retomada das exigências da Ação Evangelizadora, com ênfase em “Comunidade de Comunidades”; como transmitir a Fé na família e na sociedade; o que propor para a juventude após a Jornada Mundial da Juventude”. Os bispos receberam as sugestões para a devida partilha na reunião reservada e o tema definido será anunciado por ocasião do envio das cartas-convites.

A reunião terminou após os comunicados dos Sub-regiões pastorais e Organismos.

Colaboração, Diác.  José Carlos Pascoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário