Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Encerrou ontem a 75ª. Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB




Terminou nesta quinta-feira, 14, em Aparecida (SP), a 75ª. Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, que reuniu os bispos, subsecretários das sub-regiões pastorais, padres coordenadores diocesanos de pastoral e os representantes dos organismos ligados ao Regional.

Durante os três dias de evento foram discutidos temas sobre o Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II, assim como a Jornada Mundial da Juventude.

Os participantes também sugeriram temas para a Assembleia das Igrejas -2012 que deve ser definido até outubro próximo quando acontecerá esse encontro.

Para encerrar o evento o Arcebispo de São Paulo e presidente do Regional Sul 1, Dom Odilo Cardeal Pedro Scherer, agradeceu a participação expressiva dos bispos, padres e representantes dos Organismos, bem como os que ajudaram na preparação e realização deste evento.

Balanço

O secretário-geral do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Tarcísio Scaramussa, avaliou positivamente o evento. Ele destacou  que a assembleia aconteceu num clima de muita participação e fraternidade. “Foi um momento forte de comunhão das Igrejas, tanto na reflexão sobre os desafios para a missão da Igreja no momento atual, quanto na partilha das realizações das várias Comissões Episcopais e Organismos”, sublinhou o secretário.

Na avaliação de Dom Tarcísio, o tema da Jornada Mundial da Juventude no Brasil superou as expectativas. “A perspectiva da Jornada Mundial da Juventude no Brasil fez com que o tema da evangelização da Juventude recebesse uma atenção especial, como também o processo de animação e organização para a participação na JMJ no Rio de Janeiro e na Semana Missionária nas Dioceses”, avaliou.

A assembleia também contou com a participação do secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, padre Nelson Rosselli Filho,  que elogiou a assembleia. O padre destacou a importância dos temas discutidos durante a assembleia. “Foi uma assembleia marcada pela riqueza do conteúdo abordado, especialmente sobre a Jornada Mundial da Juventude, onde pudemos saber como estamos se organizando para difundi-la em nossas dioceses”, avaliou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário