O evento contou com a presença de educadores das arquidoceses e dioceses do Regional Sul 1 |
A Pastoral da Educação do Regional SUL 1 da CNBB realizou nos dias 22 a 24 de junho, na Casa de Retiro Emaús, em Araras (SP), seu Encontro Estadual.
Participaram agentes da Pastoral da Educação de 21 (arqui) dioceses do Regional. Os trabalhos foram acompanhados por Dom Caetano Ferrari OFM, Bispo de Bauru e referencial pela Educação na Comissão para a Cultura, Educação e Comunicação Social, do Regional Sul 1 da CNBB.
Inspirado na 5ª Semana Social Brasileira da CNBB, o tema do Encontro refletiu sobre “A Educação que temos e a Educação que queremos”.
O Prof. Luiz Antônio de Souza Amaral, coordenador regional da Pastoral da Educação, deu início à intensa programação apresentando, na abertura dos trabalhos, a Profa. Izabel Arpa Gimenez que analisou a conjuntura educacional em nível nacional, particularizando o tema para a realidade de São Paulo. Comentou os passos dados no âmbito da Educação com uma análise do Plano Nacional da Educação (PNE), em tramitação no Congresso.
Em seguida, Frei Carlos Josaphat, OP, refletiu o contexto histórico do Concílio Vaticano II na perspectiva da Educação e do protagonismo do leigo cristão educador.
No sábado, duas palestras apresentaram aspectos da Educação que queremos. Pe. Antônio Luiz Marquiono ( Pe. Ticão ), da Diocese de São Miguel Paulista, destacou o esforço da comunidade da Zona Leste da Cidade de São Paulo por uma educação de qualidade, o trabalho junto ao poder público pela obtenção de escolas de ensino superior e as conquistas da USP-Leste e da Universidade Federal.
A Profa. Maria Stela Graciani, da PUC/SP, analisou a pedagogia para o professor de Educação Integral, trazendo aspectos da Educação para a Paz, superação da violência na escola contra as várias formas de discriminação e por uma Educação Inclusiva.
Seguiu-se o Encontro com a apresentação do filme que relata a experiência educacional das “Escolas Vocacionais”, destacando – se o papel da grande educadora Maria Nilde Macelani, ao criar uma escola pública com uma pedagogia renovadora. A Profa. Cecília Guaraná, da Equipe de Coordenação Regional da Pastoral da Educação e ex-membro do corpo docente das Escolas Vocacionais, orientou os debates sobre o significado das escolas vocacionais no contexto da Educação Brasileira.
Nos grupos, os participantes aprofundaram as reflexões e sintetizaram conclusões para elaboração de documento com diretrizes para a Pastoral da Educação no Regional Sul 1 da CNBB.
Trabalhando em Oficinas Temáticas participantes aprofundaram os temas: Educação para a Paz, superação da discriminação racial, organização diocesana da Pastoral da Educação, evangelização dos professores e as Equipes Docentes, CF na escola, Ensino Religioso na escola, Mobilização Social pela Educação – projeto MEC.
Dom Caetano Ferrari, OFM, no encerramento, deu a benção e fez o envio dos educadores para a missão na Pastoral da Educação nas Dioceses do Regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário