Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Evangelizar na caridade

Dom Nelson Westrupp, scj, Bispo Diocesano de Santo André 

A caridade é o coração e o dinamismo mais autêntico da missão da Igreja, que é evangelizar. Contemplando a realidade que nos cerca, cada vez mais agnóstica e descrente, percebemos um campo imenso a ser evangelizado. Constatamos um número crescente de pessoas distantes da prática religiosa, levando uma vida pessoal e social como se Deus não existisse.

Evangelizar é o melhor serviço que podemos prestar a quem vive afastado de Deus e da comunidade eclesial. A evangelização passa necessariamente pela caridade, pela doação e pelo serviço.
Evangelizar é fazer o que Jesus fez, isto é, por palavras e ações expressar o amor misericordioso e compassivo para com todos, especialmente para com os pequeninos e mais esquecidos de nossa sociedade injusta e excludente.

 Em Jesus, Bom Pastor e Evangelho vivo do Pai, a própria palavra faz-se “evangelho em ação”. Nele não há separação nem dicotomia entre o que diz e faz, entre palavra e ação. Sendo assim, o modo mais eficiente de evangelizar é testemunhar a fé com as obras (cf. Tg 2, 14s), ou seja, fazer o Evangelho acontecer com a própria vida.

 Por outro lado, a Igreja não pode dissociar a dimensão humana da dimensão divina. O que se realizou no tempo de Jesus, como sinal do amor de Deus, promoção da justiça e da libertação (cf. Lc 4, 18-22), a Igreja, cada um de nós, é chamada a realizar também, pois é o mesmo Cristo que opera na Igreja de hoje.
Por consequência, a Igreja não pode, sob pena de trair a própria missão de Jesus, separar a salvação da justiça e da libertação, ou, ainda, não podemos separar a evangelização da ação  caritativa.

A caridade significa tanto o amor que Deus, em Cristo, tem para conosco, como amor que nós devemos ter para com nossos semelhantes. As qualidades de ambos são as mesmas: tudo o que é dito do amor de Deus para conosco, é dito igualmente do nosso amor para com os irmãos, pela simples razão de que se trata do mesmo amor. Urge da parte da Igreja recuperar a centralidade da caridade em sua caminhada de Povo de Deus. Está em jogo a fidelidade ao Evangelho. Anunciar o Evangelho é a primeira caridade, é o serviço por excelência. Engajemo-nos nessa obra.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário