Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Assembleia das Igrejas foi aberta hoje em Itaici

Participantes acompanham mesa de trabalhos na abetura - Foto: Rodrigo Môra

Com uma celebração de abertura presidida pelo vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Moacir Silva, foi aberta na tarde de hoje, 19, e segue até domingo, 21, a 34ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB, que traz como tema O ano da fé e a juventude.
Em seguida os participantes se dirigiram para o auditório Rainha dos Apóstolos, em Itaici, SP, com a coordenação do secretário geral do Regional Sul 1 CNBB, Dom Tarcísio Scaramussa, teve início  os trabalhos da assembleia.
O arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos acolheu a assembleia com uma palavra de boas vindas.  A seguir, em nome do presidente do Regional Sul 1 da CNBB, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, ausente por estar participando do Sínodo dos Bispos em Roma, Dom Moacir Silva abriu oficialmente a assembleia e leu a mensagem do Presidente.
Segundo Dom Odilo, “o tema tratado é da maior importância para os jovens e, por isso, também para a Igreja. Faço votos que as reflexões e encaminhamentos da Assembleia possam ajudar a Igreja presente no Estado de São Paulo a colher abundantes frutos desse ‘tempo favorável’ que Deus nos concede para a evangelização da Juventude”, escreve.
Também como parte da mensagem do presidente, Dom Odilo citou a 13ª. Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, “muitas reflexões interessantes são feitas sobre a ‘nova evangelização para a transmissão da fé cristã’. Os Bispos da América Latina fazem frequente referência ao Documento de Aparecida, que já indicou caminhos seguros para a nova evangelização. Bispos de todas as partes do mundo manifestam, embora com acenos diferentes, que uma nova evangelização está sendo necessária e urgente”.   
Palestra com o Pe. Mário de França Miranda
A conferência de abertura do evento foi conduzida pelo padre Mário de França Miranda, SJ, professor do departamento de Teologia da PUCRJ e foi membro da Comissão Teológica Pontifícia por 11 anos. Pe. França compartilhou um pouco as crises de fé pelas quais a sociedade moderna passa. Ele destacou que “No contexto atual mais do que nunca, a fé precisa ser uma opção livre e pessoal”. Interpelou os participantes afirmando que “a transmissão da fé não é passar um pacote de verdades que aprendemos, mas, é passar Deus”.
Durante a tarde outros temas ligados à fé, foram apresentados por bispos do Regional Sul 1, como “Fundamentos da fé católica – Dom Júlio Endi Akamine, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da região Lapa; “Ato de Fé” – Dom Nelson Westrupp, Bispo Diocesano de Santo André e “Creio” -  Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo Diocesano de Amparo.
Amanhã, no segundo dia, a programação começa com uma celebração Eucarística e, em seguida, o padre Antonio Ramos do Prado da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB expõe o tema “Juventude e fé”. Serão realizados outros três painéis: o primeiro, com o tema "Juventude – Iniciação à fé", será ministrado pelo bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira; o segundo contará com a participação do bispo auxiliar de São Paulo e vigário da região Belém, Dom Edmar Peron, que vai falar sobre o tema  “Juventude – Mistagogia” e o terceiro com o tema “Juventude – Experiência religiosa e eclesial” apresentado pelo padre Paulo Gil.
À tarde, o padre André Cunha de Figueiredo Torres do Setor Juventude do Regional, falará sobre a Jornada Mundial da Juventude e Campanha da Fraternidade -2013.
De Itaici, Renato Papis








       
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário