O 2º Seminário da 5ª Semana Social Brasileira de 2012, promovido pelo Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB nos dias 23 a 25 de novembro no Centro de Convivência “mãe do Bom Conselho” de Jundiaí, SP, refletiu significativas experiências de ações de cidadania em algumas cidades do Estado de São Paulo. Essas experiências criaram expectativas de aplicação em outras cidades ou regiões de São Paulo, promovendo uma verdadeira busca da “Sociedade do Bem Viver”:
Ações de cidadania
O orçamento participativo rural, em Botucatu, cuja gestão é dirigida pelo Conselho formado pela sociedade civil (16 membros representando entidades ligadas ao setor rural) e poder público, formado por representantes de 5 secretarias. Todas as ações só podem ser executadas se aprovadas por esse conselho, aprovado em edital pelo prefeito municipal. Este é o primeiro modelo de gestão participativa rural no Brasil e está sendo mostrado em várias cidades brasileiras.
O serviço social de acolhimento, promoção social e inserção na sociedade de pessoas em situação de rua, realizado em Campinas também foi destacado por ser um modelo diferente de albergue ou casa de recuperação de dependentes químicos. A gestão é feita em conselho, no qual os moradores de rua são também representados.
O grupo da Arquidiocese de São Paulo mostrou o trabalho de conscientização e participação da sociedade no Plano de Ação da prefeitura municipal de São Paulo, no qual as regiões episcopais da arquidiocese foram representadas através de candidatos (a eleição foi realizada neste domingo, 25). É um trabalho participativo, no qual os conselheiros é que definem o que, onde e porque quando à construção de hospitais, vagas em creches etc.
Da diocese de Jundiaí foi apresentado o projeto “Voto Consciente”, fundamentado na experiência da Pastoral Fé e Política da capital, e que trouxe resultados significativos nas eleições municipais das cidades que compõem a diocese de Jundiaí.
De Salto, foi partilhada a experiência da primeira Câmara de Vereadores Virtuais do Brasil, que surgiu após uma experiência de mais de um ano de debate sobre a política municipal de Salto na rede social Facebook. A página, “Debatendo a Política Saltense” conta com mais de 1800 adeptos, dos quais a maioria postam sugestões, críticas ou elogios sobre a política municipal. Essa página gerou a criação da Câmara Virtual, composta de 35 membros (17 titulares, o número de vereadores da Câmara Municipal de Salto, 17 suplentes e um coordenador). São formadas comissões na Câmara Virtual para acompanhar problemas mais urgentes. No momento funcionam: Comissão da Água; Comissão do Trânsito; Comissão da Voz da Comunidade (acompanhando as sociedades amigos de Bairros e entidades); Comissão de Legislação Local e Comissão da Saúde. Cada comissão é composta de até 4 vereadores virtuais e são convidados profissionais da área para assessora. Todo esse trabalho é voluntário. O mandato de cada vereador virtual é de 1 (um) ano.
Os demais trabalhos partilhados estarão expostos no documento final do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira do Regional Sul 1.
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