Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mídias digitais: Desafios e possibilidades para a evangelização


Este é o tema do 18º Encontro Estadual de Comunicação que se realizará de 23 a 25 de novembro no Pio XI, em São Paulo. Organizado pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB.

O encontro reúne agentes de comunicação e profissionais da mídia católica das arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo, contará com a assessoria da professora Polyana Ferrari da PUC-SP, especialista em Mídias digitais e o padre Gildásio Mendes dos Santos, salesiano, de Campo Grande, com especialização e experiência no uso das Mídias Digitais na evangelização.

Para esta edição, está prevista uma dinâmica diferente. Pe. Gildásio irá trabalhar com “cases” nos diversos segmentos pastorais que representem o uso e o impacto nas mídias digitais e nas redes sociais. Segundo o assessor, a metodologia de trabalho será uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito nas comunidades e lançar um olhar sobre cada um para relevar os desafios e apresentar propostas práticas. Participantes irão apresentar cases com temas como Pastoral Vocacional, Catequese, formação de lideranças, Liturgia, entre outros, que serão analisados e servirão de exemplos concretos de utilização dos meios para a evangelização.

O evento contará ainda com outro atrativo que será a Noite Cultural, na qual os participantes irão conhecer o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Mosteiro de São Bento, que ficarão abertos, exclusivamente, para receber o grupo.

Segundo a coordenadora regional irmã Maria Celeste Ghislandi o "objetivo do encontro é mostrar o fenômeno das Mídias Digitais e seu impacto na sociedade e na evangelização”. Além disso, o evento se propõe em reunir agentes da pastoral da Comunicação e profissionais da área da comunicação em geral. A coordenadora destaca ainda que o encontro “pretende não só informar, mas oferecer pistas e apoio para que as novas tecnologias virtuais sejam utilizadas na pastoral como forças integradoras para a formação, comunhão e comunicação da vida e ação da Igreja”, concluiu irmã Celeste.

A solenidade de Abertura do evento será na sexta-feira (23), às 20h, seguida da Conferência proferida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer que abordará o tema da Nova evangelização, no contexto das novas  tecnologias.

Reserve na sua agenda: de 23 a 25 de novembro. As inscrições devem ser feitas no site do Regional Sul 1 www.cnbbsul1.org.br , por meio de preenchimento do formulário on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário