Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Diocese de Mogi lança livro sobre os 50 anos de sua história





A Diocese de Mogi das Cruzes (SP) e a Editora Santuário farão o lançamento do livro: “Diocese de Mogi das Cruzes: 1962 – 2012 – 50 anos de história”, no próximo dia 4 de outubro, a partir das 19 horas. O lançamento da obra acontecerá durante a Missa na Catedrral de Sant'Anna, no centro de Mogi.

No dia 3, às 10 horas, o Administrador Diocesano, Padre José Eduardo Ferreira, o Coordenador Diocesano dos Bens Culturais da Igreja, Padre Antonio Carlos Fernandes e o autor Delcimar Bessa-Ferreira estarão na sala de Imprensa da Cúria Diocesana para uma coletiva aos jornalistas sobre mais essa iniciativa em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese.

O livro conta a história da Diocese de Mogi das Cruzes, que no dia 9 de junho de 1962, através da Bula de Criação “Quo Christiana”, é criada oficialmente a Diocese, e que no próximo dia 30 de dezembro de 2012 completará 50 anos. As histórias que motivaram a criação da Diocese e os fatos históricos dos quatro Bispos que passaram pela mesma são narradas nesta obra.

As pesquisas histórico-jornalísticas para compor esse produto final iniciaram em agosto de 2011 e exigiu coleta de dados tanto do Arquivo da Diocese de Mogi das Cruzes, do Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo e do Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg. Entrevistas com os bispos Dom Emílio Pignoli, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem e Dom Airton José dos Santos e mais padres e personalidades que vivenciaram a década de 60 e deram sua contribuição para a Diocese também compõem este livro.

O resultado está nas mais de 300 páginas reunidas com relatos, histórias e anexos que a Editora Santuário compilou e editou neste material. O fotógrafo Jorge Moraes, a convite do autor retratou as principais Igrejas Históricas em cada uma das dez cidades do Alto Tietê e também contribuiu com o seu olhar para ilustrar as personalidades que dão destaque neste livro. Um trabalho que a partir de agora deverá ser divulgado para que mais pessoas e, principalmente, os fiéis diocesanos conheçam melhor as origens da Diocese de Mogi das Cruzes.

Mais informações na  Cúria Diocesana localizada na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, Vila Mogilar – Mogi das Cruzes - SP - Telefone: (11) 4724-9734 – Ramais 211 e 212 (Cícera e Tatiane).

Nenhum comentário:

Postar um comentário