Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

17º Encontro Ecumênico do Regional termina com propostas de trabalho


Celebração ecumênica durante encontro (foto: Maria José)
Com uma série de propostas sugeridas para o trabalho da Dimensão Ecumênica, terminou o 17º Encontro Ecumênico do Regional Sul 1 da CNBB, realizado entre os dias 23 a 25 de agosto, no Alto da Serra em São Pedro (SP).

O evento, promovido pela Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso, contou com a participação de 70 pessoas de mais de 14 arquidioceses, dioceses e três regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, além de cinco representantes das Igrejas Presbiteriana Unida e Independente e um da Anglicana.

No início do evento, após a celebração de abertura, o coordenador regional, padre José Bizon abordou alguns pontos sobre o Concílio Vaticano II e do Decreto Conciliar Unitatis Redintegratio. Pe. Bizon motivou as pessoas a lerem o texto, para depois em grupos apresentarem propostas de trabalho para o trabalho da Dimensão Ecumênica nas comunidades, dioceses e igrejas cristãs. O encontro também teve a exibição do DVD, intitulado “ Ut Unum Sint, 40 Anos de Ecumenismo”. O documentário é do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Para o coordenador, Pe. José Bizon, o 17º Encontro Regional foi, sem dúvida, “fantástico, excelente”, enfatizou o coordenador.

Encontro define propostas

O último dia do Encontro Regional foi apresentadas propostas aprovadas nos seguintes eixos temáticos (Espiritualidade, Estudo, Social, Cultura) elaboradas pelos/as participantes.

Em relação ao eixo da Espiritualidade foi sugerido orações pessoais e comunitárias diárias pelo ecumenismo; leitura Bíblica focando o ecumenismo; reunião mensal do grupo, incluindo orações; realizar Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, Campanhas da Fraternidade; participar de eventos religiosos promovidos por outras Igrejas Cristãs; criar oportunidades de encontros dos líderes e das comunidades das diversas Igrejas, para orações em conjunto; promover ações em conjunto com ministério de música, corais etc; promover café da manhã com orações em conjunto; inserir nos momentos de estudo uma prática de oração ecumênica; realizar Celebração Ecumênica em locais públicos,  Evangelização conjunta (Querigma); utilizar frentes já existentes (jovens e Regional Sul 1).

No campo Estudo, sugeriu-se reuniões mensais do grupo, incluindo estudos; multiplicar o conhecimento adquirido utilizando-se de textos sobre ecumenismo em grupos pequenos (na Igreja Católica = pastorais); incluir no planejamento paroquial as atividades ecumênicas; utilizar-se da mídia local em geral; promover Encontro Ecumênico local; desenvolver estudo da documentação existente de forma didática e programada; fornecer instrumentos de consulta e formação para Catequistas; criar acervo para pesquisa do grupo; estudar o Decreto Conciliar Unitatis  Redintegratio nas paróquias e comunidades; resgatar Encontro de Padres e Pastores no Vale do Paraíba; promover Café Teológico-Ecumênico e ampliar convites.

No eixo da Social, ficou decidido frentes de trabalho (aprimorar o já existente); pastoral da Saúde Ecumênica; Templo Ecumênico nas escolas e universidades (dar continuidade); realizar levantamento sobre necessidades locais, em conjunto com Igrejas e Instituições; utilizar os temas das CF’s para ações sociais conjuntas; promover caminhadas em defesa da vida e implementar Ensino Religioso nas escolas (incluindo capacitação dos professores). No eixo, Cultura deliberou pelo teatro ecumênico, grupo musical e de danças ecumênicas; favorecer o conhecimento de culturas diferentes para conscientizar-se sobre o respeito, bem como apontar fontes fidedignas e capacitadas e utilizar-se dos meios de comunicação social.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário