Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Assembleia ampliada do Laicato do Brasil marca o encerramento do Ano Jubilar

Grupo de leigos e leigas que marcaram presença
no encerramento do Ano Jubilar


A Assembléia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1, ampliada com a participação do Levante do Laicato Jovem do Estado de São Paulo, realizada nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no Centro de Convivência das Irmãs Agostinianas, em Jundiaí (SP), marcou o encerramento do Ano Jubilar pelos 25 anos de atuação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1, no Estado de São Paulo.

Na abertura no dia 9, com a acolhida dos leigos, leigas e jovens, pelo presidente do CNLB-Sul 1, Luiz Antonio Ferreira, predominou o clima de fraternidade ocorrido durante toda a Assembléia, que teve a participação de representantes de mais de 20 Dioceses do Estado de São Paulo.

Os trabalhos do dia 10, teve pela manhã, a presença do Bispo de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que transmitiu mensagem de incentivos aos participantes da Assembleia e comunicou a todos a boa notícia da instalação do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jundiaí, inclusive com a participação do padre Silvio Andrei Rodrigues, referencial do Setor Leigos da Diocese de Jundiaí e do Severino Braga da Silva, membro do Conselho Diocesano de Leigos, recém instalado. Outra boa notícia foi da rearticulação do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Presidente Prudente (SP).

Auditório repleto de pessoas durante a homenagem

A noite em Sessão Solene aconteceu a apresentação do histórico da atuação do CNLB-Sul 1, nestes 25 anos e uma emocionante homenagem a àqueles leigos e leigas que iniciaram o processo de instalação do Conselho no Estado de São Paulo.
No dia 11, nos trabalhos de encerramento a Assembleia contou com a presença de Dom Milton Kenan Junior, Bispo referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1, que após a celebração eucarística participou de parte da Assembleia, onde transmitiu informações de relevante importância para o CNLB-Sul 1.

De acordo com o presidente do CNLB-Sul 1, Luiz Antonio Ferreira, foi bastante gratificante a realização da Assembleia que marcou avanços importantes nas ações e no protagonismo de leigos e leigas do Estado de São Paulo, da participação de dezenas jovens que com muita alegria refletiram o tema “Ecologia e Sustentabilidade”. Desta reflexão foram pontuadas algumas ações como a conscientização nas comunidades sobre a importância do Laicato para as pastorais e movimentos juvenis, fomentar as discussões do grupo na rede social facebook, realizar um fórum de discussões todo primeiro domingo de cada mês via facebook, com a participação de jovens convidados e confirmação de participação nas próximas assembléias.

A próxima Assembleia Geral será realizada em março de 2013, na cidade de Araras (SP). 

De Jundiaí,  Reinaldo Oliveira, Comissão de Comunicação do CNLB-Sul 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário