Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dom Odilo comenta sobre a renúncia do Papa

A notícia da apresentação da renúncia do papa Bento 16 continua repercutindo em todo o mundo. Vários membros do clero e autoridades políticas já se manifestaram sobre o assunto. O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, está em Roma e comentou a renúncia papal.

Dom Odilo explicou que esse é um momento novo na vida e na história da Igreja, já que há 800 anos um Papa não renunciava, embora a renúncia papal esteja prevista no Direito Canônico. "Teremos o conclave no mês de março e a eleição do novo Papa. Claro que tudo isso é novo e acontece de uma forma nova, não em decorrência da morte do Papa, mas pela renúncia do Papa. Portanto, reveste-se um pouco com caráter de novidade e de surpresa."

O convite do Cardeal é para que todos os católicos vivam este tempo com interesse e oração. "Também com sentimento de gratidão e de carinho para com o Papa Bento 16 que teve uma enorme coragem, humildade, uma grandeza de alma em apresentar o gesto da sua renúncia, não sentindo-se mais em condições físicas pela idade e pela fragilidade que está chegando, de governar a Igreja como é necessário nas atuais circunstâncias".

Dom Odilo destaca ainda a reflexão que o próprio gesto do Papa deixa para todos, de que a Igreja não é sustendada pelas pessoas, mas pelo próprio Cristo e recordou as palavras de Jesus no Evangelho de São Mateus: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." Mat 28,20.

Fonte/Foto: Site da Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário