Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Diocese realiza Abertura das Santas Missões

O Bispo Diocesano de Presidente Prudente (SP), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, celebrou neste domingo (20), na cidade de Teodoro Sampaio, localizada no Pontal do Paranapanema, uma Missa de Abertura com o Envio dos missionários que vão realizar as Santas Missões Diocesanas (SMD) nessa cidade.

Na homilia o Bispo ressaltou a importância desta iniciativa e a necessidade da Igreja Particular de Presidente Prudente-SP se colocar em estado permanente de missão, citando os Documentos do Magistério da Igreja, de modo particular as últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, Documento 94 da CNBB.

De acordo com o padre Éverton Aparecido da Silva, assessor do Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB e um dos articuladores desta vivência missionária, em 52 anos de Diocese esta é a primeira iniciativa que envolve diversas paróquias e os seminaristas de Teologia e Filosofia numa missão. Ele espera visitar em torno de 5000 (cinco mil) famílias, organizadas em 16 comunidades, e o tema central é a advertência que João faz à Igreja de Laodicéia relatada no Livro do Apocalipse de São João 3,20: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”.

“Ser missionária é uma forma que encontrei de servir a Deus, respondendo ao chamado que Ele me fez no dia do meu batismo. Deixo tudo para viver uma experiência do encontro, com o outro e com Deus”, assegura a leiga Nilcéia Brigatto da Paróquia Santa Rita da cidade de Presidente Prudente-SP. José Carlos de Paula, casado, pai de duas filhas, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Parque dos Pinheiros, Álvares Machado-SP, disse que é membro do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) e da Pastoral Familiar, e esta missão veio para revigorar seu trabalho pastoral.

Na programação consta, além das visitas missionárias às famílias, Missa ou Celebração da Palavra, Procissão Luminosa, Terço Missionário, atividades com as crianças, Confissão, Adoração ao Santíssimo, Consagração a Nossa Senhora e um show com Pe. Rafael Contini e banda.

As SMD ocorrem de 20 a 27 de janeiro.

A cidade escolhida
Teodoro Sampaio foi escolhida para acolher a 1ª Santas Missões Diocesanas e ser a casa da missão diocesana porque está num processo de criação duma nova paróquia, é uma cidade com pouco mais de 20.000 (vinte mil) habitantes e socialmente carentes. Há uma participação de 82 missionários, entre locais e de dioceses vizinhas: seminaristas, padres, religiosos e vários leigos, todos engajados num trabalho pastoral em suas respectivas paróquias que se reuniram para colocar os seus dons a serviço da missão, depois dum tempo preparatório de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário