Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fiéis lotam Catedral em missa de despedida do emérito da Diocese de Piracicaba, dom Eduardo Koaik



Os fiéis lotaram a Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, na manha desta segunda-feira, 27 de agosto, para se despedir do bispo emérito da Diocese de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik. A missa de exéquias ocorreu às 10h e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason.

Foram concelebrantes o Cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, os arcebispos de Campinas Dom Airton José dos Santos e de Curitiba, Dom Moacyr Vitti, bispos da região eclesiástica de Campinas, além de todo o clero da Diocese de Piracicaba.

Autoridades civis dos municípios que compõem da Diocese de Piracicaba também se fizeram presentes da missa exequial, entre os elas, o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Mário Heins e de Piracicaba, Barjas Negri.

Em sua homília Dom Fernando agradeceu a Deus pelo trabalho desenvolvido por Dom Eduardo, durante os 22 anos que esteve à frente da diocese e salientou  - “ele era um homem de vigor, que por vezes parecia ser contido, mas que na verdade tinha as palavras certas para serem ditas na hora certa.”

Dom Fernando pediu para que todos nós, Igreja Particular de Piracicaba, sejamos sempre gratos a vida de Dom Eduardo dada de presente a nós. “Vamos guardar em nosso coração sua presença de pastor no meio de nós”.

Ao final da missa solene o corpo de Dom Eduardo Koaik, seguiu em um cortejo pelo corredor central da igreja sob aplausos da multidão e foi  sepultado na  cripta da Catedral de Santo Antônio.



Morte
Dom Eduardo faleceu aos 86 anos, no sábado, 25 de agosto, às 5h, no Hospital Unimed, devido a complicações em decorrência do câncer, enfermidade que lutava há cinco anos. Seu corpo chegou às 12h12, no sábado, na Catedral Santo Antônio, local onde ele foi velado durante dois dias e duas noites.

Dom Eduardo Koaik: O bispo da caridadeDom Eduardo Koaik tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1980 como Bispo Coadjutor com direito à sucessão e Administrador Apostólico “Sede Plena”. Com a renúncia de Dom Aníger em 11 de janeiro de 1984, tornou-se o terceiro Bispo Diocesano de Piracicaba.
Dom Eduardo era bispo-auxiliar do Rio de Janeiro quando, no dia 7 de dezembro de 1979, o Papa João Paulo II transferiu-o para Piracicaba, atendendo pedido de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo que, com problemas de saúde, solicitou um bispo coadjutor.

Ministério episcopal
Tendo como lema episcopal “Construir na Caridade”, Dom Eduardo foi bispo-auxiliar do Rio de Janeiro por seis anos. Transferido para Piracicaba, administrou a diocese por mais de 22 anos, tendo realizado um profícuo trabalho pastoral e social. Construiu os seminários teológico, filosófico e propedêutico, ordenou 34 padres diocesanos e 33 diáconos permanentes. Criou 17 novas paróquias, cinco quase-paróquias e dois santuários marianos.

Para a formação do laicato, criou a Escola de Teologia para Leigos e a Escola de Catequese, que depois se tornou a Escola para Formação de Agentes. Em maio de 1980 lançou o Boletim Informativo, órgão de comunicação da diocese.

Introduziu na diocese as assembléias diocesanas, tendo presidido a nove assembléias de planejamento e nove9 temáticas. Como dimensão missionária especial da diocese, implantou, a partir de 1981, o projeto Igreja-irmã com a Prelazia de Coxim (hoje diocese). De 11 a 17 de junho de 2001, promoveu o 2º Congresso Eucarístico da diocese.

Desenvolveu as pastorais sociais, tendo criado diversos projetos e organismos. Em 25 de janeiro de 1988, criou a PASCA (Pastoral do Serviço da Caridade), com o objetivo de dar personalidade jurídica e administrar todos os projetos e trabalhos sociais da diocese.

No dia 15 de maio de 2002, a Santa Sé aceitou sua renúncia (por ter completado 75 anos), tornando-se bispo emérito, mas continuou governando a diocese como Administrador Apostólico até a posse de seu sucessor, Dom Moacyr José Vitti, em 5 de julho do mesmo ano.

Terminado seu ministério à frente da diocese, continua residindo em Piracicaba, prestando sua valiosa colaboração. Como bispo emérito, ordenou mais três sacerdotes diocesanos. Continuou a residir no bairro São Dimas e atuava como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas.

Texto e foto: Rosiley Lourenço
Assessoria de Comunicação
Diocese  de Piracicaba
(19) 2106-7556/9782-2221

Nenhum comentário:

Postar um comentário