10 de agosto, Festa litúrgica de São Lourenço, Padroeiro dos Diáconos |
“Os diáconos, apóstolos das novas fronteiras da missão” (cf. DAp 208)
Caríssimos irmãos, a Comissão Regional dos Diáconos – CRD Sul 1 parabeniza os diáconos nesta data tão importante, 10 de agosto, Festa de São Lourenço, Diácono e mártir. Momento de fraternal comunhão, de encontros e reencontros, de celebrar juntos e testemunhar a importante vocação e o importante ministério diaconal na Igreja.
O crescimento do diaconado no Estado de São Paulo e no país mostra a importância do mesmo para a Igreja e o crescente reconhecimento de bispos, presbíteros, religiosos e leigos. Mas, muito mais que o crescimento em quantidade, é digno de louvor o crescimento qualitativo, seja na formação através das Escolas Diaconais, seja na ação, nas comunidades e paróquias, serviços e organismos.
A CRD Sul 1 tem como meta a plena comunhão clerical, para que o desempenho do diácono permanente, em especial junto aos pobres e excluídos aconteça sem criar prioridades apenas litúrgicas ou sacramentais, mas conforme as necessidades do povo de Deus. “A V Conferência espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão” (DAp 208).
Desejamos que o diácono permanente tenha sempre como meta que “dentro da realidade eclesial e social em que vivemos, situa-se o ministério do diácono em três âmbitos bem definidos: o serviço da caridade, a evangelização; a ação litúrgica”. (Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil, Doc. 96 da CNBB, nº 54).
Parabenizamos também as esposas, filhos e comunidades, pelo apoio ao ministério do Diácono Permanente, apóstolo das novas fronteiras da missão.
Diácono José Carlos Pascoal
Presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário