Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aparecida sedia Assembleia Regional dos Bispos



Até a próxima quinta-feira (14), Aparecida está sediando a 75ª. Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, que trás à capital da fé, arcebispos, bispos e coordenadores diocesanos de Pastoral de várias dioceses do estado de São Paulo, além dos representantes dos Organismos ligados ao Regional.

O evento começou ontem (12) às 15 horas no auditório da Pousada do Bom Jesus, com uma celebração de abertura presidida pelo Presidente do Regional Sul 1 Dom Odilo Cardeal Scherer.


Com temáticas relevantes sobre Palavra de Deus e a Missão da Igreja Hoje; 50 anos do Concílio Vaticano II; Sínodo sobre a Nova Evangelização e o Ano da Fé; Jornada Mundial da Juventude e Igreja e Sociedade, o evento reúne cerca de 120 participantes.

Para Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo de Amparo, “os Bispos, sucessores dos apóstolos, são os primeiros missionários anunciadores da Palavra. Juntamente com os presbíteros e diáconos, devem levar a Palavra e dar testemunhos dela”.

Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo e presidente da CNBB Regional Sul 1, na exposição sobre o Ano da Fé disse que “O povo quer manifestar claramente a sua fé, expor a sua fé, como ocorreu na Solenidade de Corpus Christi quando, mesmo com chuva, compareceu e testemunho a fé. Precisamos expor mais o conteúdo da nossa fé publicamente”, finalizou Dom Odilo.

Na exposição sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena disse “Uma grande contribuição do Vaticano II é a afirmação e ação de que a Igreja é a grande comunidade missionária. O Filho e o Espírito Santo são os grandes missionários do Pai”, disse. “Assim como o sol ilumina a lua e esta reflete sua luz sobre a terra, assim também a Palavra de Deus ilumina a Igreja e esta reflete sobre os povos”, completou.

Dom Antonio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba e referencial pela Juventude no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) dá um recado aos jovens e aqueles que estão preocupados com a juventude: “Para o jovem de hoje, muito mais que aprender a fazer, é preciso aprender fazendo”. “Os clérigos precisam estar mais próximos dos jovens. Um dos grandes desafios é a transparência, o testemunho para que os jovens não se decepcionem”.

Dom Milton Kenam Júnior, Bispo auxiliar de São Paulo, na exposição sobre a Igreja e a sociedade falou sobre as reflexões que a 5ª Semana Social Brasileira deve provocar na Igreja e na sociedade, em vista de um Estado que queremos. Falou também da necessidade de presença da Igreja nos Conselhos Municipais, não só para marcar presença, mas para dar testemunho da Palavra ouvida e praticada.

Durante este período da tarde, será reservada às reuniões específicas dos Bispos e dos Padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral e Organismos onde serão tratados temas da Jornada Mundial da Juventude 2013.

Amanhã, os participantes se dedicarão à reflexão e escolha do tema da próxima Assembleia das Igrejas 2012 a ser realizada no próximo mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário